“Caso Miala tem solução: Soltura” - diz William Tonet PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   
Segunda, 25 Maio 2009 06:43

MialaLuanda - O director do jornal angolano Folha 8, William Tonet, disse recentemente numa entrevista concedida a Rádio Eclésia que o polémico e o mais mediático episódio de Justiça angolano, o “Caso Miala”, tem uma solução, a soltura de Garcia Miala (foto) e seus companheiros, caso haja honestidade a quem de direito.

Para o jornalista é importante que se corrija o erro cometido, “eu penso que se houver um bocado de honestidade intelectual, quem tem poder para rectificar o erro pode dar uma solução. Porque a nível do Direito este caso tem uma solução e a solução é célere, é ordenar a sua soltura, isto a nível do Direito” disse William Tonet.

Segundo o responsável do Folha Oito, se factores subjectivos continuarem a falar mais alto, o caso vai continuar irreversível e a extrapolar princípios universais do bem-estar humano, “a nível do direito da força, do direito da arrogância eles podem ficar mais de ano inteiro na cadeia, mas vai significar sempre alguma violação gritante dos Direitos humanos”, observou.

Questionado sobre o facto de ter ou não havido excesso de prisão preventiva, William Tonet afirmou que, “tudo vai em contrário as então declarações do ministro da justiça, Manuel Aragão, e do novo Procurador-geral da república de que, não havia excesso de prisão preventiva na situação carcerária de Garcia Miala, Conceição Domingos, Ferraz António e de Miguel Francisco”’

“Vem desmentir isso, existiu excesso de prisão preventiva, continua existir porque não se aplica as leis e não se respeita a Constituição da república”, contestou o maioral do F8.

William Tonet, mesmo na qualidade de jornalista, apelou o “habeas corpus”, questionado igualmente por este facto, William disse que, “eu, enquanto cidadão, tenho a faculdade conferida pela Constituição da república de solicitar o “habeas corpus”, isto está legislado, é legal, é de lei, nós podemos fazer isso”, argumentou William Tonet.

CONDIÇOES DA PRISÃO DE VIANA

O jornalista não passou a margem das condições prisionais da cadeia de Viana, fazendo recurso a ciência dos números, William deu conta de que, “é possível ver que cada pessoa que vai visitar um preso paga Cinquenta Kwanzas dia, se multiplicarmos cinquenta vezes trinta dias (1 Mês), que eu tenho para ir visitar o meu familiar detido, terei um gasto de Mil e Quinhentos Kwanzas mês, multipliquemos isso por três mil presos que existem na unidade de Viana, isso dá aproximadamente uma receita mensal de Quatro milhões e quinhentos mil Kwanzas (4.500.000 Kzs), qualquer coisa como, Seis Cento mil dólares (USD 600.000)! Portanto, é muito dinheiro para haver condições melhores, é preciso saber onde é que vai este dinheiro, o que é que se faz deste dinheiro, pois que, as condições da cadeia de Viana são débeis”, realçou.

Pessoas que tem formação, prossegue o jornalista, “pessoas que prestaram altos serviços a este país, a este governo, hoje colocam estas pessoas numa situação tão humilhante! É isto que as pessoas de direito devem começar a questionar”, apelou.

Fonte: Radio Eclesia

Actualizado em Segunda, 25 Maio 2009 06:48
 
Comentários (17)
17 Sexta, 19 Outubro 2012 12:36
Bernabé Moxico
O Miala foi um conivente do JES. Pós lhe mereceu. Mata os com terras e hoje chego a vez dele.
16 Domingo, 05 Agosto 2012 20:05
MUTO YA KANDA
O medo,deixar andar,submissao sao simples palavra que fraqueceu a opiniao dos verdadeiros inteligentes,eu sei que o governo teme este povo e o povo teme a sua força policial, mas um dia os Mialas entenderam que estam ou estavam no lugar errado, e quando acontecer entao todo angolano que ja sofreu directa ou indirectamente vai conjugar o verbo.Mas que verbo?
15 Sábado, 20 Agosto 2011 01:15
Anónimo
A paciência e uma vértice dos inteligentes! Não se pode dizer o mesmo dos inça id. tes..." camarada miala eis o homem com ta manha inteligência fora de ser
14 Sábado, 20 Agosto 2011 01:07
Anónimo
Forca pai,irmão e amigo dos amigos!! Tudo isto não passa de inveja os incompetentes. Excia.os melhores momentos na vida Geralmente são rápidos, normalmente marcantes, simplesmente maravilhosos e eternamente enesqueciveis. Creio que os obstáculos surgem nas nossas vidas para nos amadurecer cada vez mais. Faço votos de muitas felicidades há ti e a tua família.
13 Quarta, 15 Junho 2011 00:41
ferreirabike@live.live.com.pt
ja tive em luanda,precisamente viana gostei muito do clima, floresta mas o resto tem muito a desejar...uns ricos de mais e outros pobres de mais...gostava de para la ir viver mas nao consigo arranjar la trabalho
12 Quarta, 27 Abril 2011 14:46
walala
no meu ponto de vista o miala nao tem nada a ver
com isso, isto foi mas uma armadilia
11 Domingo, 03 Abril 2011 23:42
tchissuem
realmente foi triste,todavia, ha mal que vem por bem o futoro é escuro...
10 Sexta, 14 Janeiro 2011 09:07
anonimo
miala é inocente, camaradas do governo e do MPLA
9 Segunda, 26 Julho 2010 09:35
familia cololo
eu sei g e muito triste um homen como miala ter feito muitas coisas peol nosso pais g eu e esta angola g muitos guer mandar neste momento mais se esguecarao de alguns elementos g contribuirao para esta angola como senhor miala ter feito um programa so para criancas de ruas todos nos vimos istou mais mesmo assim nao demos valor neste elemento como outros do processo 50 e por outros ali mais nao se esguecao g o caminho ainda e curto para os outros g estao a pensar g todo ja acabao forca angolanos pelo os vosso directo feito en casa eu guis dizer istou pörgue sou filho de mpla ate morrer istou e para os mais velhos estamos a nos formar ca na areia da politica pra melhorar aguilo o tempo vai chegar para todos
8 Sexta, 23 Julho 2010 22:11
Zenu dos Santos
o meu pai não tinha que fazer isto com o Miala porque ele foi o Homem direito dele.

se não quiria mas ele era simplesmente isonerar, e não mata-lo.

neste mundo niguém tem o direito de tirar a vida de alguém...
meu pai estas errado ficas a seber que não goatei
7 Terça, 20 Julho 2010 07:26
Müller
O caso Miala e mesmo triste
6 Quarta, 26 Maio 2010 15:23
Mango
Quando vi na tv, o juiz do tribunal militar que dizia infatilices coadjuvado pelas altas patentes vermelhas do exercito entendi que estamos ainda numa monarquia ditatorial. O Miala é inocente foi subjogado é mais que evidente. A sentença ja tinha sido escrita pelo Dos Santos." O Miala deve ser condenado e empurrado numa cadeia e ponto final ou seréis todos exonerados " disse dos Santos.
5 Quarta, 26 Maio 2010 15:21
Mango
Quando vi na tv, o juiz do tribunal militar que dizia infatilices coadjuvado pelas altas patentes vermelhas do exercito entendi que estamos ainda numa monarquia ditatorial. O Miala é inocente foi subjogado é mais que evidente. A sentença ja tinha sido escrita pelo Dos Santos." O Miala deve ser condenado e empurrado numa cadeia e ponto final ou seréis todos exonerados " disse dos Santos.
4 Quarta, 26 Maio 2010 15:11
Catchokwe
Oh Miala foste grande amigo do diabo,mas saiba que o diabo nao tem amigos serve somente para usar-te para um certo tempo depois ja nao és tu . Caro Miala sera que o que dizem de teres participado na morte de Nfulupinga é verdade? Se é verdade,saibas que esta hora com o Nfulupinga vivo ja faria uma marcha com a cruz até viana.Zé Du nao tem amigos quando ja nao te quer busca novos ele é o unico antigo desde 1979.
3 Quarta, 26 Maio 2010 15:03
Vemba
O caso Miala é triste e espantoso . Tudo isso indica que o regime esta para chegar ao fim. Mas também é verdade que o mesmo Miala participou na morte de Fulupinga até pelos visto seu conterraneo. Participou na sexta feira sangrenta,hoje o feitiço virou contra o feiticeiro . Isto é triste,um homem como o Miala a ser metido na mesma cadeia com delinquentes comuns como um Zé Ninguém. Mas bem feito,quém com cajado mata com cajado morre.
2 Quarta, 12 Maio 2010 19:11
Nguiza
O caso miala, é muito vergonhoso para os operadores de direito de angola. É notório, que os juizes que o julgaram não intendem nada de direito.Pois, não houve elementos probatórios que levariam à condenação do general Miala.Outossim, não houve inparcialidade dos juizes, ao contrario, faram parciais nos seus pareceres que é abominável para o direito.Tchau
1 Sábado, 06 Março 2010 00:37
Che Guevara...
o caso Miala , esta bem visivel que foi uma fraude de pessoa q andavam com inveja do senhor Fernando Miala...de pessoas que queriam subir de cargo e não sabiam como, a popularidade dele estava-lhe a ser assustadora... e enventaram esta de golpe de estado pra lhe derrubarem...

Adicione o seu comentário

BoldItalicUnderlineStrikethroughSubscriptSuperscriptEmailImageHyperlinkOrdered listUnordered listQuoteCodeHyperlink to the Article by its id
Very HappySmileWinkSadSurprisedShockedConfusedCoolLaughingMadRazzEmbarrassedCrying or Very SadEvil or Very MadTwisted EvilRolling EyesExclamationQuestionIdeaArrowNeutralMr. GreenGeekUber Geek
O seu nome:
Comentário: